15 de ago. de 2014

ILHA DOS MUSEUS, BERLIM, ALEMANHA.

Ilha dos Museus.
 Também conhecida como Museumsinsel, fica localizada no centro da cidade de Berlim, é uma ilha no Rio Spree, antigamente localizava-se nesta ilha o grandioso Berliner Stadtschloss, demolido em 1950 pelo governo comunista da República Democrática Alemã, que o considerava uma recordação inaceitável do imperialismo, nesta ilha localiza-se cinco museus que estão entre os mais importantes da Europa : Museu Pergamon, Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie e Museu Bode.  A UNESCO declarou a ilha como patrimônio da humanidade em 1999 e com isso virou um dos lugares mais importantes do mundo. 


Nesta Ilha também esta localizada a Catedral de Berlim.
 Esta Catedral é a sede a Igreja Católica Alemã, foi construída entre 1895 e 1905. Foi reconstruída depois da segunda guerra mundial. É uma das grandes atrações da famosa Ilha dos Museus.
Ilha dos Museus Berlim


Museu Pergamon.
 É uma das grandes atrações da Ilha dos Museus, o seu projeto foi desenhado por Alfred Messel e Ludwig Hoffmen, que se inspiraram no Altar de Pérgamo para o planear. A sua construção demorou cerca de vinte anos, tendo tido ínício em 1910 e fim em 1930.


Altes Museum.
Este é o  mais importante museu do mundo no campo da arte antiga da Grécia, Roma e Etrúria. O Altes Museum é uma das divisões da Coleção de Antigüidades Clássicas (Antikensammlung), expondo estatuária e arte em geral, e o Pergamon Museum é reservado para a seção de arquitetura antiga. 

Neues Museum.
Esta localizado ao norte do Altes Museum, sua construção esta datada entre 1843 e 1855. O museu foi fechado no início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, e foi severamente danificado durante o bombardeio de Berlim e sua  reconstrução foi supervisionado pelo arquiteto inglês David Chipperfield. O museu reabriu oficialmente para visitas em outubro de 2009. As exposições incluem principalmente coleções sobre o Antigo Egito, Pré-História e história recente.

Alte Nationalgalerie.
 Este museu foi construído em 1861 e  possui uma rica coleção de pinturas e esculturas europeias do século XIX.
File:Interior view of the Alte Nationalgalerie.jpg

Museu Bode.
 Este museu completa o rico grupo de museus na Ilha dos Museus, em Berlim, seu nome é foi inspirado em seu  primeiro curador, Wilhelm von Bode, em 1956. o Museu Abriga uma coleção de esculturas, arte bizantina, moedas e medalhas,  arte da Cristandade Oriental, esculturas do Império Bizantino e Ravena, Idade Média, do Gótico italiano e do começo do Renascimento.

Relíquias do Museu Bode.
 Retábulo de marfim representando a Crucificação - 
Constantinopla, datado no século XI. 

 Madona Pazzi, obra de Donatello, o escultor mais importante do início do Renascimento italiano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário